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terça-feira, 28 de junho de 2011

Brincar é mais do que ter brinquedos

A brincadeira desenvolve a percepção do mundo.


Participar do processo de criação de um brinquedo é altamente educativo.
A brincadeira tem que ser incentivada em todas as crianças, independente de sua condição sócio-econômica. Uma criança pode desenvolver sua criatividade, quando estimulada por outras pessoas. Isso pode ser feito com criatividade e os mais diversos materiais.
A brincadeira desenvolve a percepção do mundo para a criança. Através da música, dança e, inclusive, a utilização de abordagens criativas, dos objetos e matérias que temos ao nosso alcance, como coisas simples que temos em casa.
Você pode estimular uma criança a inventar suas brincadeiras com tecidos, cordas, elásticos, sucatas, jornais e um infinito número de materiais, que estão disponíveis em toda parte.
Criação dos brinquedos
Os brinquedos criados por elas têm um caráter muito mais marcante em sua personalidade. Com disponibilidade e criatividade, pais e educadores podem incentivá-la a ter seus próprios brinquedos e brincadeiras, que são mais lúdicos e aguçam sua inteligência.
Quando elas participam da criação de um brinquedo ou brincadeira, todos os seus sentidos são estimulados e fica fortemente registrado em sua memória.
Quando uma criança é estimulada a participar do processo de criação da brincadeira e/ou brinquedo, ela aprende muito mais e alimenta sua alma com uma forma de se divertir muito mais completa do que quando pega um brinquedo industrializado.
Massinhas:
Você pode criar massinha em sua casa, misturando farinha, água e corante para alimentos. Faça com que ela participe do processo de execução dessa massa.

Alimentação:
A criança pode participar do preparo de alimentos, como doces, lanches e depois degustar os mesmos. As referências positivas, adquiridas com essa prática, são enormes. Lembrem-se que é muito importante a supervisão de um adulto, então mão na massa, veja nossas sugestões:
Brinquedos industrializados:
Existe uma abundância de produtos na mídia que, em sua maioria, não podem ser considerados de qualidade. Mas, o acesso fácil a eles os transforma na principal fonte de cultura que essa criança tem acesso.
Essa fonte não é a ideal. Pode ser a mais fácil, mas é muito prejudicial ao desenvolvimento da personalidade dela. Devemos estimular novas opções de diversão.

Os pais têm responsabilidade nessa tarefa. Trazer essas crianças para um mundo mais lúdico e com qualidade é seu dever. Também, estar presente na vida delas sempre que possível, priorizando esse contato. A desculpa de trabalho e muitos afazeres têm deixado as crianças desprovidas de uma relação qualitativa com seus pais.
Quando a família tem um contato maior e os pais estimulam brincadeiras, aumentam o vínculo afetivo com elas e geram maior auto-confiança.
As opções estão aí para serem escolhidas. Escolher o melhor caminho é o certo.
Criança tem que brincar de maneira saudável. A importância dos pais é fundamental, mas a de uma doce babá que aprenda a estimular as brincadeiras não é menos importante, pois ela passa com a criança às vezes mais tempo que os pais.

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